Fome no Brasil quase dobra após dois anos de pandemia

Cerca de 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer todos os dias, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (08). O número quase dobrou nos últimos dois anos. Em 2020, eram estimados em 19 milhões de brasileiros com fome.

Os números foram levantados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Em números absolutos, 15,5% da população brasileira passa fome atualmente.

A crise econômica e pandemia de coronavírus influenciaram nos resultados, segundo especialistas.

A pesquisa aponta que seis em cada 10 brasileiros (125,2 milhões) convivem hoje com algum grau de insegurança alimentar. Proporcionalmente, o problema atinge mais as pessoas nas regiões Norte e Nordeste. No geral, o quadro atual é equivalente ao da década de 90.

Em 2018, eram 10,3 milhões de brasileiros que conviviam com a fome. O número demonstra um avanço do problema no país.

Em poucos anos, o Brasil voltou a conviver com a fome e voltou ao mapa dos famintos. Em 2014, após intenso trabalho de programas sociais e transferência de renda, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura reconheceu os esforços do país na erradicação da fome e retirou o país do Mapa da Fome. Quatro anos depois, o país voltou pra área de alerta.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment